Exército envia 450 militares à faixa de fronteira entre Mato Grosso e Bolívia .

12 de Maio, 2014 - 10:10 ( Brasília )

Ágata 8 -

Reforço é parte da operação nacional Ágata 8, do Ministério da Defesa. Operação combate crimes como narcotráfico e contrabando de veículos.

Operação visa combater crimes como contrabando de veículos. (Foto: Ascom / Ministério da Defesa)

Forças de Defesa do Brasil operando em todos as partes - Operação Ágata 8 fecha quase 17.000 Km de fronteira do Brasil com 10 países.

Operação Ágata 8

O que é: Ação de segurança que cobre os 16.886 quilômetros da fronteira brasileira com 10 países: Suriname, Guiana Francesa, Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Saiba quais são os objetivos, quem participa e muito mais em:
http://agata8.defesa.gov.br/agata-8.shtm
Operação Ágata 8
O que é: Ação de segurança que cobre os 16.886 quilômetros da fronteira brasileira com 10 países: Suriname, Guiana Francesa, Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. 
O Exército Brasileiro está mobilizando 450 homens para reforçar a presença militar na fronteira entre Mato Grosso e o território boliviano desde a manhã deste sábado (10), manobra prevista nas ações da oitava edição da Operação Ágata, deflagrada pelo Ministério da Defesa em toda a faixa fronteiriça nacional.
Parte dos militares foi enviada em comboios do Segundo Batalhão de Fronteira do Exército em Cáceres, cidade a 250 km de Cuiabá, com apoio dos batalhões de Infantaria de Selva e das unidades militares de Engenharia.
O reforço foi informado pelo Ministério da Defesa aos países que fazem fronteira com o Brasil, como a Bolívia, para que a operação tivesse apoio das autoridades estrangeiras. Os militares também têm apoio das polícias Militar, Rodoviária Federal e Federal – posicionadas nos postos de fiscalização da fronteira.

Ao todo, a operação Ágata dispõe de 30 mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica em 122 cidades fronteiriças do Brasil. Em pouco mais de dois anos o Ministério da Defesa já havia comandado sete edições da operação.

Agora, com a proximidade da Copa do Mundo em 12 cidades-sedes brasileiras, inclusive a capital mato-grossense Cuiabá, o governo pretende reforçar sua presença militar para coibir crimes em função do previsto aumento de fluxo de pessoas e mercadorias entre o Brasil e os países vizinhos.
Entre as ocorrências que o Ministério da Defesa pretende combater na fronteira estão crimes ambientais, narcotráfico internacional e contrabando de veículos.
O mesmo foi feito por ocasião da Copa das Confederações no ano passado.
Este reforço em Mato Grosso também demandará envio de forças militares de Mato Grosso do Sul.  Conforme anunciou o Comando Militar do Oeste, com sede em Campo Grande (MS), cerca de 900 militares do estado vizinho devem ser mobilizados para Mato Grosso a fim de contribuir com a segurança da Copa do Mundo em mais uma ação integrante da operação Ágata.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .